SAVERS: Introdução à rotina do Miracle Morning

Há cerca de um mês, um mês e meio comecei a praticar o SAVERS se você não conhece, são os sete passos do livro Miracle Morning (na tradução, Milagre da manhã) do Hal Elrod. Ainda não li o livro, mas assisti diversos vídeos de palestras e conversas com ele. O curioso dele é que apesar de ter uma história bastante pesada para contar, tanto a forma quanto o conteúdo é passado com muita leveza e bom humor. Nem vou entrar na questão do positivismo hoje, porque pretendo falar mais sobre ele e o livro assim que terminar a leitura, mas todo o jeito como ele trata a vida e o momento em que se vive, me fez querer muito tentar uma aproximação desse tal método.

SAVERS

Apesar de sugestivo, assim como o título do livro, savers e milagre não tem absolutamente nada de religioso ou espiritual. Na verdade, esse método é apenas uma organização das primeiras letras de sete passos para se fazer pela manhã para garantir um dia mais feliz e mais produtivo e proveitoso. E esses são os passos:

S | Silence / Silêncio

A idéia é você estar em contato com você mesmo sem perceber o exterior, já que seus sentidos estarão voltados para se perceber.

A | Affirmation / Afirmação

É legal você pegar alguma frase que carregue bastante energia positiva ou direcionada para algo que você precisa resolver naquele dia e você, por alguns minutos ou ao longo do dia vai se voltar pra ela. É recomendado fazer em voz alta mesmo, pra que você se ouça afirmando algo positivo e motivador.

V | Visualization / Visualização

Já tendo a agenda do dia montada, para por uns segundos ou minutos para se imaginar ao final do dia com todas as suas tarefas concluídas e assim trazer já pro início do dia o desejo de se sentir realizado com a conclusão do seu dia.

E | Exercise / Exercício

É curioso, porque a gente tende a pensar nisso como algo que vai tomar pelo menos 30 minutos, 1 hora, mas na verdade, se for um minuto pulando corda já conta. A idéia aqui é apenas se mexer e fazer o sangue e o oxigêncio fluírem. Claro que o ideal é fazer mais que 1 minuto de exercício, por diversos outros motivos, mas hoje é sobre o SAVERS.

R | Reading / Leitura

Nessa parte apesar do nome, o recomendado é fazer uma leitura produtiva, que te faça avançar ou aprender sobre algo que te ajude a evoluir e não puramente uma leitura recreativa.

S | Scribbing / Escrever

Pode ser um diário, um brain dump, qualquer coisa que você queira tirar da sua cabeça para começar o dia sem algo te prendendo ou tirando seu foco. Muito relacionado ao GTD e também ao The five minutes journal.

Pode parecer muita coisa, mas o estímulo é que você faça. Podem ser 10 minutos, podem ser 2h, 3h ou o quanto você dispuser e quiser dedicar a isso.

Para lembrar!

Esse é o primeiro post de uma série sobre o assunto que eu estou extremamente empolgada por estar escrevendo, pois é uma coisa que vem melhorando muito a minha vida e eu tenho certeza que muitos podem se beneficiar disso dando passos bem pequenos e com uma dedicação mínima. Eu, que não estou fazendo 100%, já sinto muita diferença!

Aliás, isso é algo muito importante para se lembrar!

Nada no mundo vai se adequar perfeitamente às suas necessidades, carências e expectativas. O importante é aprender sobre as coisas e então moldá-las para seu estilo de vida, sem perder a essência, mas sem tratar os métodos como verdades absolutas. Cada pessoa tem necessidades, particularidades, disponibilidades e objetivos diferentes e se você tentar se moldar para encaixar em um sistema rígido, não vai funcionar.

Pesquise, estude, anote, desenvolva aquilo que funciona e é útil para você e para seu estilo de vida. Misture métodos, técnicas, crie seus próprios a partir de idéias existentes e só assim deixa de ser uma obrigação para ser uma rotina prazerosa que de fato vai te ajudar e fazer bem. Que você vai querer manter na sua vida, que passa a ser parte de você e da sua constante evolução.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *