Bullet Journal

Bullet Journal
Há cerca de um mês eu descobri o bullet journal, mais uma metodologia de organização diária que achei perfeita para acrescentar à forma como me organizo hoje.

Depois de ler, assistir a vídeos e pensar sobre como esse sistema poderia me ajudar e complementar meu sistema atual, cheguei a conclusão que toda a parte de journal eu poderia fazer com a minha agenda que tem um formato que adoro e em folhas soltas eu teria toda a parte de planejamento, que é o que ainda sinto falta no meu sistema.

O que é

Um híbrido de agenda permanente com um caderno de anotações, dando total liberdade de controle de espaço, organização e forma de utilização. Citando o criador, a ideia é ser um sistema que rastreia o passado, organiza o presente e planeja o futuro. 

Curto Prazo – Organizando o presente

Perfeito para o seu planejamento, seja ele a curto, médio ou longo prazo. Exemplo de curto prazo seriam as suas tarefas diárias, podendo ser a antecipação ou acompanhamento.
Para isso o sistema do bullet journal sugere que se utilize uma codificação muito simples e muito eficaz para o fácil reconhecimento da sua lista de tarefas o que faz com que seu uso seja muito prático e você não use mais tempo planejando do que fazendo o que tem para ser feito.

· Tarefas

○ Eventos

– Notas

* Prioridade

× Completas

Canceladas

> Adiadas

< Agendadas

Para mais informações, recomendo muito assistir ao vídeo introdutório. Essa parte do sistema de organização do presente estou incorporando à minha agenda tradicional.

Longo prazo – Planos e planejamento

Essa parte desse sistema foi fundamental na minha decisão de testá-lo. Aqui você cria desde seu acompanhamento diário de tarefas que gostaria de executar todos os dias, ou na frequência que quiser e vai marcando conforme for concluindo.
Eu comecei com 3 listas de coisas que pra mim são importantes de manter o controle:

  1. Saving for
    Nessa lista eu coloco todos os itens para os quais quero poupar para fazer acontecer ou comprar, com o valor total ao lado. Eu tenho 31 quadradinhos pelos quais posso dividir o valor total, ou, se for um valor muito alto, posso ocupar quantas linhas forem necessárias até atingir o valor total. Exemplo:Mudança | 60k
    Impressora | 2.5k
    Fundo  | 635k
  2. Everyday things to do
    Aqui tenho uma lista de coisas do dia a dia que quero fazer. Exemplo:Ler um capítulo:
    Assistir a um episódio:
    Estudar idioma A:
    Estudar idioma B:
    Praticar desenho:
    Organizar por 15 minutos:Cada quadradinho representa um dia do mês e, com isso, posso indicar, como uma tabela simples, em que diz fiz o que, quando deixei de fazer e me permite ser realista quanto à quantidade de coisas que quero fazer com o tempo que tenho para fazê-las.
  3. Work to do
    Como faço várias coisas e quero fazer ainda mais em relação ao trabalho, aqui eu distribui tudo que gostaria de fazer nas 24 horas do dia, bom, na verdade, nas 15 horas ou mais que preciso diariamente para dar conta de tudo que quero fazer. Mas claro, o que acontece de fato é que nem todos os dias vou conseguir fazer de tudo, mas isso me dá uma ideia melhor do quanto deveria me dedicar a uma tarefa. Exemplo:E-mails e Projetos | 5h
    Prospecção | 30mins
    Projetos Pessoais | 1h
    Redes Sociais Design | ?
    Mimos | 2h
    Arte + Loja | 2h

    Revisão diária | 1h

E como esses exemplos, você pode criar qualquer lista! Livros que quer ler, Filmes que quer assistir, Coisas que quer aprender… O legal de trabalhar com folhas avulsas é justamente poder aumentar a lista indefinidamente sem a preocupação que estejam indexadas erradamente, mas mesmos com folhas soltas, a ideia de indexar é ótima, você não precisa ter número de página, mas terá a sequência das suas listas e com isso não importa quantas páginas ou quantas listas, você encontra tudo rapidamente.

Como fiz

Como disse, fiz de um jeito bem básico, com folhas soltas em formato A5. Imprimi frente e verso em A4, refilei 1,25 cm do lado com maior margem de impressão (onde os pontinhos não foram impressos) e então preenchi à mão. O mais legal é justamente a flexibilidade do sistema. As listas de acompanhamento diário, pode ter um cabeçalho com os dias do mês e da semana enquanto nas outras em que os dias não sejam importante para o planejamento, você pode fazer coisas completamente diferentes como uma página ilustrada ou com gráficos com a ajuda da grid.
Se quiser fazer um teste, basta fazer o download desse arquivo e imprimir! E espero que se apaixone por esse sistema e que ele te ajude nessa eterna busca pela auto-organização.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *